As mulheres que dominaram o cenário musical em 2014

Conheça as mulheres que dominaram o cenário musical em 2014

Beyoncé, Taylor Swift e Iggy Azalea estão entre as artistas que revolucionaram a indústria nos últimos meses

Há 6 dias da Redação

Beyoncé letras
Taylor Swift letras
Se existe um ano que ficará para a história da influência feminina na indústria musical, será 2014. A parada de singles mais popular do mundo, a Billboard Hot 100, teve seu top 5 dominado por mulheres por oito semanas consecutivas, quebrando um recorde de 1999. Isso confirma a preferência do público em geral por artistas femininas, que reinaram as paradas, plataformas de áudio e vídeo e rádios de qualquer gênero musical.

Álbuns surpresa, canções número um sobre amor próprio e extravagância, indicações à premiações cinematográficas, clipes mais assistidos mundialmente e recordes quebrados: se fez história em 2014, há uma artista feminina por trás disso.

Apesar de ter revelado hits de cantores masculinos como Pharrell WilliamsSam Smith e Ed Sheeran, 2014 foi dominado por mulheres, estreantes e veteranas. Confira abaixo as artistas que fizeram parte desta revolução no cenário da música no último ano:

Beyoncé
Beyoncé letras


Maior Impacto: Álbum visual "BEYONCÉ". 
Motivos: Indicação ao Grammy de Álbum do Ano, incluiu um discurso a favor do feminismo na faixa "***Flawless (Feat. Chimamanda Ngozi Adichie)", comercializou mais de cinco milhões de unidades mundialmente e lançou canções que se inseriram no vocabulário do público em geral ("surfboard", "I woke up like this").

Katy Perry
Katy Perry letras


Maior Impacto: "Dark Horse (Feat. Juicy J)"
Motivos: Clipe mais assistido do ano mundialmente, chegou à primeira posição do iTunes norte-americano sem divulgação alguma, indicado ao Grammy de "Melhor Performance de Pop por um Duo ou Grupo".

Iggy Azalea
Iggy Azalea letras


Maior Impacto: "Fancy (Feat. Charli XCX)"
Motivos: Número um na parada Hot 100 por sete semanas, indicado ao Grammy de "Gravação do Ano", levou o álbum "The New Classic" à terceira posição da lista de discos da Billboard, eleita a canção do ano pela publicação.

Charli XCX
Charli XCX letras


Maior Impacto: "Boom Clap"
Motivos: Passou várias semanas no top 10 da Billboard, promoveu o filme "A Culpa É Das Estrelas", foi o single mais bem-sucedido da carreira da britânica, levou o álbum "SUCKER" (eleito pela revista Rolling Stone o melhor disco de pop do ano) a ser lançado no mercado mundial.

Ariana Grande
Ariana Grande letras


Maior Impacto: "Problem (feat. Iggy Azalea)"
Motivos: Carro-chefe do álbum número um "My Everything", alcançou a segunda posição da Hot 100, além de chegar ao topo da parada britânica, preparou o terreno para dois outros hits consecutivos, "Break Free (Feat. Zedd)" e "Love Me Harder (Feat. The Weeknd)".

Jessie J
Jessie J letras


Maior Impacto: "Bang Bang (Feat. Nicki Minaj, Ariana Grande)"
Motivos: Uniu três das artistas mais populares do ano em uma faixa, fez parte do top 5 histórico na Billboard alcançando o pico na terceira posição, uma das parcerias mais aclamadas pelos críticos internacionais, sendo indicada a um prêmio Grammy.

Nicki Minaj
Nicki Minaj letras


Maior Impacto: "Anaconda"
Motivos: Quebrou o recorde de visualizações da VEVO em 24 horas, estreou em segundo lugar na parada de singles americana, indicada ao Grammy de "Melhor Canção de Rap".

Meghan Trainor
Meghan Trainor letras


Maior Impacto: "All About That Bass"
Motivos: Lançou a carreira da americana, reinou a parada de singles Hot 100 pelas oito semanas em que artistas femininas dominaram o top 5 da lista, candidata aos gramofones de "Canção do Ano" e "Gravação do Ano".

Taylor Swift
Taylor Swift letras


Maior Impacto: Álbum "1989"
Motivos: Vendeu 1.2 milhões de unidades em uma semana (mais de 600 mil cópias em um dia), tornou-se o disco mais vendido do ano, passa, até o momento, seis semanas no topo da Billboard 200, revelou o sucesso "Shake It Off", que recebeu duas indicações ao Grammy e integrou o top 5 histórico.

Lorde
Lorde letras


Maior Impacto: "Yellow Flicker Beat"
Motivos: Promoveu a trilha sonora do filme "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1" da qual a cantora, de apenas 18 anos, foi curadora, e recebeu indicação ao Globo de Ouro, além de ser uma das concorrentes a ser nomeada para um Oscar.

Lana Del Rey
Lana Del Rey letras


Maior Impacto: Disco "Ultraviolence"
Motivos: Estreou na primeira posição da parada de álbuns daBillboard e também foi número um na lista britânica. Lançou singles de sucesso como "West Coast", e inclui o líder do The Black Keys, Dan Auerbach, na produção do material.

St. Vincent
St. Vincent letras


Maior Impacto: Disco "St. Vincent"
Motivos: Quarto material de inéditas da americana, foi eleito o Álbum do Ano por duas publicações, como o prestigiadoThe Guardian, e foi composto inteiramente pela artista. Recebeu uma indicação ao Grammy, de "Melhor Álbum Alternativo".

Sia
Sia letras


Maior Impacto: "Chandelier"
Motivos: Indicado aos Grammys de canção, gravação e clipe do ano, carro-chefe do álbum número um "1000 Forms Of Fear", passou várias semanas no top 10 da Billboard Hot 100.


Link: http://www.vagalume.com.br/news/2015/01/01/conheca-as-mulheres-que-dominaram-o-cenario-musical-em-2014.html#ixzz3OAaVSmwa

Via: www.vagalume.com.br