25 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE HOLLYWOOD

Hollywood funciona na costa oeste norte-americana por dois motivos. Primeiro: os primeiros produtores foram atraídos pelo clima ensolarado e luz natural de Los Angeles, cidade com montanhas, praias e desertos nas proximidades (paisagens que podiam ser adaptadas às mais variadas tramas). Segundo: eles fugiram do controle de patentes que o inventor Thomas Edson queria impor na costa leste pelo uso do kinetoscópio, uma espécie de precursor do cinematógrafo dos irmãos Lumiére.

Hollywood foi fundada no ano de 1877 e teve como inspiração o nome da fazenda da família Wilcox, que habitava a região na época. Quem praticamente batizou a localidade de Hollywood foi a esposa do senhor Wilcox.

O primeiro filme todo rodado em Hollywood chama-se The Power of the Sultan (O Poder do Sultão), de 1907.

O primeiro grande estúdio foi a Paramount, fundada em 1914.

O nome oficial do Oscar é Prêmio de Mérito da Academia.

A Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood é formada por 6 mil pessoas, a maioria atores.

A versão mais popular para o nome da estatueta, é a que concede a autoria dele à secretária da Academia, Margareth Herrick, que ao vê-la comentou que parecia muito com seu tio Oscar, comparação ouvida por um jornalista presente, que a publicou em seu jornal. Outra versão dá conta que a atriz Bette Davis o teria apelidado assim devido a semelhança com seu primeiro marido.

A primeira cerimônia de premiação do Oscar ocorreu em 1929. Foi a mais curta da história: durou apenas 15 minutos.

A primeira cerimônia televisionada ocorreu em 1953, transmitida apenas para os Estados Unidos. Ela só começou a ser exibida para o mundo inteiro em 1966.

A premiação do Oscar é realizado entre fevereiro e março de cada ano, atualmente (ano de 2013) no Teatro Kodak, localizado na Hollywood Boulevard.

As cerimônias de premiação são acompanhadas no Teatro Kodak por 3.500 convidados.

O público que acompanha da arquibanca a entrada dos convidados pelo tapete vermelho é constituído de 700 pessoas definidas por sorteio.

Mas por que o tapete é vermelho? Por que o vermelho sempre foi associado à nobreza e pessoas importantes. O costume vem desde o Egito antigo, passando por Roma e outras civilizações.

Localizada na Hollywood Boulevard, a Calçada da Fama é constituída por mais de 2.000 lajes com estrelas com o nome de personalidades (atores, atrizes, diretores etc) do cinema. Possui 5,6 km e é uma das principais atrações turísticas de Los Angeles.

A primeira personalidade contemplada com uma estrela na calçada da fama foi a atriz Joanne Woodward, esposa do ator Paul Newman.

A única artista de língua portuguesa com uma estrela na Calçada da Fama é a luso-brasileira Carmen Miranda.

A única estrela não afixada no chão é a de Muhammad Ali. Atendendo a pedidos do boxeador, que não queria que seu nome fosse pisoteado, a estrela foi afixada na parede do Kodak Theatre.

A Calçada da Fama não homenageia apenas pessoas reais. Animais como a cadela Lassie e o cão Rint-tin-tin, além dos personagens de desenhos animados Pernalonga, Mickey Mouse e Pica-pau também ganharam uma estrela na calçada.

Quem define quem vai ter os nomes na Calçada da fama é o comitê da calçada, que se reúne uma vez por ano. Formando por  representantes do cinema, teatro, TV, rádio e da indústria fonográfica norte-americana, o comitê escolhe apenas 20 nomes entre 200 e, muitas vezes, 300 candidatos.

Também localizado na Hollywood Boulevard, o Teatro Chinês/ Chinese Theatre é uma casa onde ocorrem as festas corporativas, festas de aniversário, cerimônias de entrega do Oscar (eventualmente) e pré-estréia de grandes produções da indústria cinematográfica norte-americana.

O monte onde está localizado o letreiro de Hollywood chama-se Monte Lee.

O letreiro (ou sinal) de Hollywood foi erguido em 1923 como propaganda de um empreendimento na área chamado Hollywoodland. Era para ser um anúncio temporário, mas acabou ficando definitivamente por lá. O “land” foi derrubado em 1949.

O primeiro cinema inaugurado em Hollywood foi o Ydyl Hour Theatre, em 1911.

Boa parte dos atores e diretores de Hollywood vive na localidade de Berverly Hills. Famosa por suas mansões, ruas bem arborizadas e lojas de luxo, Bervely Hills atrai todos os anos milhares de turistas ávidos para saber onde moram os seus astros preferidos.

Qual é a maior indústria cinematográfica do mundo? Engana-se quem pensa que é Hollywood. O maior produto de filmes é Bollywood, em Mumbai, Índia. Por ano, saem cerca de 700 produções de lá, enquanto em Hollywood são feitos de 200 a 300 filmes.