Uma Noite na Lua com Gregório Duvivier

UMA NOITE NA LUA

O maior sucesso de público e crítica do autor e

diretor teatral João Falcão com o ator Gregório

Duvivier em cena.

O monólogo sobre um homem em crise criativa, que luta para terminar uma peça e convive com recordações de um amor perdido,

já foi agraciado, na sua primeira montagem, com os prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte e Shell de melhor autor, além do Sharp de melhor espetáculo. Passados quase 15 anos, o encantador texto, carregado de jogo narrativo engenhoso, humor e alta carga poética, ganha novamente o palco, desta vez com o ator

Gregório Duvivier em cena.

O ator encara o desafio de, sozinho em cena, passear pela imensa gama de emoções que surgem a todo instante a partir do acelerado fluxo de pensamento do personagem. Experiente no universo do humor, Duvivier tem a oportunidade de exercitar sua verve cômica na plenitude, desta vez sob a direção de uma figura que lhe é familiar: João Falcão, pai de sua namorada, a atriz Clarice Falcão. Parceiros em outros trabalhos (Duvivier e Clarice escreveram a série ‘Louco por Elas’, dirigida por Falcão na TV Globo), Duviver e Falcão têm a oportunidade de pela primeira vez vivenciar tal experiência no teatro. “A peça é cômica, poética, dramática e romântica ao mesmo tempo. É hilariante e arrebatadora. É o texto mais completo que eu já li”, avalia Duvivier. “Acho linda a coragem do João (Falcão) de falar de amor, que é um tema tão difícil de encarar de frente. Talvez por essa coragem, é uma peça universal, e tão pungente na comunicação imediata. Não há uma palavra for a do lugar”, continua. Diferentemente da montagem anterior, estrelada por Marco Nanini, que tinha cenário grandioso e uma enorme quantidade de efeitos visuais, a montagem atual segue opção minimalista. Para falar de solidão, crise criativa, angústia e devaneios amorosos, Duvivier estará em palco nu. O próprio ator observa: “A peça fala muito de crise criativa e de quando a criatividade se encontra num beco sem saída. Para falar desse enclausuramento, nada melhor que um espaço restrito. E para falar da solidão, nada melhor que o palco nu”. Para encarar o desafio de entreter a plateia em espaço restrito e sem pirotecnia, Duvivier foi buscar alento na preparação corporal de Gilvan Gomes, acrobata e um dos criadores do AfroCirco (circo do AfroReggae). A direção musical do espetáculo tem músicas inéditas especialmente compostas por Dani Black (parceiro da cantora Maria Gadu); a iluminação é do diretor João Falcão, com a programação de luz feita por Cesar Ramires e o design de som por Branco Ferreira, Paloma Varejão e Fernanda Faria, pela Fluxos Produções, ficam a cargo da produção do espetáculo.

Cria do Tablado, onde encenava peças com elencos numerosos, e sucesso com o espetáculo ‘Z. É. Zenas Emprovisadas’, Duvivier faz com ‘Uma Noite na Lua’ seu primeiro monólogo. “A peça fala de amor. Mas fala também de processo criativo, e da solidão de quem escreve, e da dificuldade de se pensar numa coisa quando você só pensa em outra. Não somos uma pessoa só, mas uma multidão de pessoas, sós, e a peça transpõe para o palco a balbúrdia dessa multidão. Nesse sentido, não se parece com um monólogo, mas com uma peça enorme, com números musicais e grande elenco”, avalia o intérprete, que vem do sucesso ‘Inbox’, comédia romântica teatral de sua autoria ao lado da namorada, e estrelada por ele e pela atriz Maria Eduarda.

Sobre João Falcão

Depois de iniciar a carreira no Recife no início dos anos 80, o diretor

e autor teatral João Falcão fez do Rio de Janeiro sua casa: na cidade, na década de 90, estreou o musical infantil ‘A Ver Estrelas’. A partir dele, enfileirou um número considerável de peças de sucesso, entre adaptações, textos de sua autoria e direções, entre eles ‘O Burguês Ridículo’, ‘A Dona da História’; ‘Uma Noite na Lua’; ‘A Máquina’; ‘Mamãe Não Pode Saber’; ‘Ensina-me a Viver’ e, mais recentemente, ‘Clandestinos’. Sua incursão como diretor no cinema rendeu dois longas-metragens: adaptação para a peça ‘A Máquina’ e ‘Fica Comigo Esta Noite’. Na TV, firmou parcerias com o diretor Guel Arraes, caso de ‘O Auto da Compadecida’, além de trabalhos como ‘Clandestinos – O Sonho Começou’ e ‘Louco por Elas’.

Sinopse de ‘Uma Noite na Lua’:

Escritor sem um único título de sua autoria luta para enfim terminar

uma peça sobre um homem solitário que processa suas ideias em cima de um palco e vive às turras com a recordação de Berenice, sua ex-mulher.

Ficha técnica:

Dramaturgia, canção original,

iluminação e direção geral: João Falcão

Ator: Gregório Duvivier

Direção Musical: Dani Black e Maycon Ananias

SERVIÇO: 

Local: Teatro do Shopping Via Sul

Datas: 22 e 23 de março de 2014 

Horários: Sábado 21h e Domingo 19h e 21h

Preços: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia

Classificação: 10 anos

Duração:  60 minutos

Gênero: Comédia

Locais de Vendas: Teatro Via Sul ou ingresso.com